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29/Abr/2022

M. Dias Branco quer liderar em alimentos saudáveis

A fabricante de alimentos M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos, almeja também a liderança em quatro categorias de alimentos tendo a saúde como apelo e nutrição até 2030. A meta integra sua agenda estratégica de sustentabilidade para o ciclo 2022-2030 que será apresentada ao mercado nos próximos dias. A inserção do tema na agenda reforça o compromisso de cuidar da saúde e das pessoas e marca nossa contribuição neste sentido para a sociedade. Para alcançar o objetivo, a FitFood, marca pertencente à Latinex que foi adquirida pela M. Dias no ano passado, será a protagonista da estratégia. Com a FitFood, a empresa viu a possibilidade de se consolidar, ganhar relevância e ditar tendências que não havia em outras categorias. Houve avanços via aquisições, como a da Latinex, mas também com portfólio atual para oferecer produtos em linha com as demandas do mercado. O portfólio da FitFood vai de snacks, massas, farinhas a pastas de amendoim, todas com foco em saúde e nutrição.

A FitFood marca a transição da companhia para o segmento de "healthy food" (alimentos saudáveis) com uma linha completa voltada a alimentos saudáveis para além dos lançamentos individuais de produtos do próprio portfólio com este apelo. A aquisição da Latinex acelera esse processo. A estratégia É crescer não só nas categorias e marcas do portfólio, mas também em segmentos adjacentes. A expansão da FitFood se dará principalmente na frente comercial e de distribuição da marca, passando pela integração da operação da marca com a rede da M. Dias. O objetivo é fortalecer a atuação da FitFood, ampliar a capilaridade para abrangência nacional e se concentrar em produtos tendências de consumo. A grande alavanca de crescimento virá da distribuição, usando a malha da M. Dias. A FitFood possuía cerca de 5 mil pontos de venda, enquanto a M. Dias opera em mais de 100 mil pontos, conforme dados da companhia. Fora isso, a empresa pretende também explorar outros canais de venda com a FitFood, até então inéditos para a empresa, como comercialização em farmácias.

A empresa investirá também no posicionamento da marca FitFood, com plano estratégico de vendas de Norte a Sul do País, em cifras não reveladas. Verba também será destinada ao desenvolvimento da marca, o que inclui inovações e renovação de portfólio. A FitFood vai receber parte do aporte que vai para aceleração e dar escala ao portfólio da Latinex. É uma aposta de médio e longo prazo. No primeiro momento, o investimento será desproporcional ao faturamento para pavimentar a avenida de crescimento no médio prazo. Apesar de não revelar o montante, a empresa será um dos maiores investidores do País na linha de produtos saudáveis. As categorias para alcançar a meta de liderança ainda não foram definidas pela M. Dias. e podem ser tanto em linhas próximas à operação da empresa, como biscoitos e snacks, quanto nichos e produtos nos quais a companhia ainda não atua. Serão pelo menos quatro. Elas serão definidas em linha com o que for tendência de consumo até lá, considerando que mercado de alimentos saudáveis é muito dinâmico.

Além da FitFood e de novos produtos de outras marcas da companhia, a agenda de nutrição e de saúde vai além do lançamento de produtos específicos e passa por todo o portfólio com redução de ingredientes, como açúcar, controle de consumo com embalagens menores. Apesar do foco na expansão da FitFood e de marcas próprias do portfólio, novas fusões e aquisições (M&As) de empresas e marcas com foco em healthy food, contudo, não são descartadas pela M.Dias. A empresa sempre teve um olhar de M&A dedicado à consolidação de mercados. Com a compra da Latinex, houve uma mudança de M&A, olhando outros mercados e outras categorias. Esse movimento segue no radar. A possibilidade de acelerar a atuação na área pelo crescimento inorgânico, com a incorporação de outras marcas e empresas, integra a ambição de ser uma grande empresa de alimentos. Talvez M&A pode ser a forma mais rápida de acelerar isso, pode ser a ferramenta para alcançar a meta, mas talvez não seja necessário porque há muito potencial para ser explorado na própria FitFood.

A agenda de sustentabilidade da M. Dias Branco é composta por 18 metas públicas, divididas em 15 temas e três dimensões: social, ambiental e de governança corporativa. É a primeira vez que a empresa assume compromissos públicos de metas de sustentabilidade para acelerar a jornada. A agenda anterior havia sido desenvolvida em 2014, com aplicação até este ano. Até então, a companhia cumpria sua agenda internamente, por meio de grupos de trabalho para cada tema, e comunicava ao público por meio do relatório de sustentabilidade após a conclusão. O cumprimento da agenda será verificado por empresa de auditoria da área e reportado ao mercado nos relatórios anuais de sustentabilidade da empresa. O plano é desafiador, mas pode ser alcançado porque é atrelado ao negócio. No ano passado, a M. Dias investiu R$ 52,8 milhões em iniciativas de gestão ambiental, ações sociais, pesquisa e desenvolvimento. Para este ano, a companhia espera manter em média o patamar de aporte na área. O cumprimento da agenda é vinculado às metas estratégicas de desempenho de cada gestor e atrelado ao Programa de Participação nos Lucros (PPL) dos executivos.

A agenda avançou especialmente nos pilares de mudanças climáticas, diversidade/inclusão e combate à perda de alimentos em relação à anterior. A maior parte das metas são evolução de temas da nossa cadeia de valor. Nos temas que a empresa já trabalhava, foi ampliada a ambição. No engajamento com comunidades do entorno, por exemplo, já trabalhado pela companhia, a M. Dias prevê iniciar projetos de empreendedorismo voltado ao setor de alimentos. Entre as principais metas ambientais está a redução de 10% das emissões de gases ligados ao efeito estufa (GEE) do escopo 1 e 2 até 2025. Em 2020, últimos dados, as emissões da companhia foram de 181.925,52 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Também no aspecto ambiental, quer avançar no uso de fontes energéticas mais limpas para 90% (ante 12% em 2020), praticamente dobrar o reúso de água, para 30%, ampliar o uso de embalagens plásticas recicláveis ou compostáveis ou biodegradáveis dos atuais 65% para 100%.

No aspecto diversidade, a M. Dias se comprometeu em alcançar 40% de mulheres na liderança, considerando posições de gerência para cima, até 2030. O percentual atual é de 26% em posições de liderança e de 33,3% com cadeiras no Conselho de Administração. As mulheres representam 29% do quatro total de colaboradores da M. Dias branco. Compromisso também será firmado em relação à compra de fornecedores locais. A meta da empresa é atingir 80% de fornecedores locais até 2030, dos atuais 60%, e vale para todas as regiões de atuação da companhia. Além destes, outras metas e temas serão trabalhados internamente pela companhia, mas integram a agenda até 2030. Estes não serão firmados publicamente, mas os seus avanços serão reportados anualmente no relatório de sustentabilidade da companhia.

Um deles é o maior rastreamento dos seus fornecedores de commodities, como trigo, cacau e açúcar. A rastreabilidade continua no radar. A governança estratégica sobre os fornecedores está na pauta do setor de suprimentos, também do ponto de vista de ajudá-los a evoluir. Neste aspecto, a empresa prevê a criação de um selo de sustentabilidade conferido pela empresa aos fornecedores, baseado em práticas trabalhistas, ambientais e sociais. Outro objetivo fora da agenda e ainda perseguido pela companhia é o de utilizar em todos os seus produtos apenas ovos de galinhas 100% livres de gaiolas, até 2025. O compromisso firmado continua ativo, apesar da baixa representatividade deste insumo na matriz. Estão sendo desenvolvidos fornecedores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.