ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Abr/2022

Rússia: produção deve avançar na safra 2022/2023

A consultoria russa de pesquisa agrícola SovEcon elevou em 900 mil toneladas a previsão de produção de trigo da Rússia na temporada 2022/2023, para 87,4 milhões de toneladas. A revisão é baseada nas excelentes condições de safra na região do Mar Negro. As exportações do cereal pela Rússia também devem subir, apesar da guerra na Ucrânia e das sanções impostas por comerciantes de commodities relutantes em comprar produtos russos.

Os exportadores da Rússia conseguiram resolver em grande parte os problemas de logística e transferência de pagamentos causados pelas sanções Ocidentais desde o fim de fevereiro. Dessa forma, estão exportando trigo do lado russo do Mar Negro e, esporadicamente, do Mar de Azov. As exportações devem avançar para 41 milhões de toneladas, ante 33,9 milhões na temporada atual, desde que não haja sanções Ocidentais visando diretamente as exportações de alimentos.

De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a última vez que as exportações da Rússia estiveram nesse nível foi na temporada 2017/2018. Como o país é um dos maiores exportadores de trigo do mundo, as previsões mais altas tendem a ajudar no abastecimento da crescente demanda global, caso as exportações da Ucrânia permaneçam baixas e o governo ucraniano não recupere o acesso aos seus portos do Mar Negro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.