ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2022

Embarques no Mar Negro vão demorar a normalizar

Os preços do trigo na Bolsa de Chicago caíram de forma expressiva no dia 29 de março, em resposta a um acordo para retirada parcial das tropas russas da capital ucraniana. As negociações, porém, não constituíram um cessar-fogo e é provável que leve algum tempo até que os embarques de trigo da região do Mar Negro se normalizem.

As cotações do cereal na Bolsa de Chicago no dia 29 de março registraram menos de US$ 10,00 por bushel, pela primeira vez desde o início de março. Mas, os preços recuperaram parte de suas perdas até o fim das negociações à medida que ficou claro que o acordo entre os países do Leste Europeu não significava o fim da guerra. Não se pode descartar que a Rússia simplesmente reposicione suas tropas retiradas de Kiev em outros lugares da Ucrânia. Dessa forma, o cenário de instabilidade quanto ao mercado de cereais ainda deve permanecer.

Essa também parece ser a visão do Egito, o maior importador de trigo do mundo, que pretende enviar uma delegação à Índia no início de abril para discutir a importação de trigo de lá. Segundo a agência de notícias Reuters, o Egito poderia comprar até 12 milhões de toneladas de trigo indiano. Normalmente, Rússia e Ucrânia são as principais origens do trigo adquirido pelo Egito. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.