ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mar/2022

Brasil precisa reduzir dependência externa no trigo

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o Brasil precisa de políticas para reduzir a dependência de importações de trigo, que deixa o País vulnerável. Todos os países estão preocupados com isso e a guerra na Ucrânia veio para acelerar o processo. O mundo está mudando, possivelmente haverá redução de globalização, aumento do protecionismo, e o Brasil não pode ser dar o luxo de depender 80% dos fertilizantes do exterior e 60% do trigo.

A Embrapa tem um projeto para expansão do plantio de trigo no Ministério da Agricultura desde 2020 e a proposta da Abitrigo está lá desde 2019. Mesmo sem incentivos do governo, os altos preços atuais do trigo podem levar os produtores ao plantio de maior área com o grão. Outro fator é que o Brasil pode se transformar em exportador de trigo.

Este ano, a previsão que temos é de exportação de 2,7 milhões de toneladas. Isso sai do consumo interno, mas o ideal seria que fosse como soja e milho: tem produção interna e um excedente para exportar. Qualquer eventual controle da exportação do trigo seria negativo. A entidade é crítica ao que acontece na Argentina. As retenciones (imposto de exportação) desestimularam a produção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.