ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Mar/2022

Argentina assegura exportações de trigo ao Brasil

Exportadores de trigo da Argentina garantem que o Brasil tem assegurado 100% das suas compras de cereal do país. Segundo a Câmara da Indústria Oleaginosa da República Argentina e o Centro de Exportadores de Cereais (Ciara-CEC), estão registradas exportações de 13,7 milhões de toneladas da safra 2021/2022, que já estão compradas e saem normalmente. O Brasil tem asseguradas 100% de suas compras porque adquire menos da metade desse total. A manifestação ocorre em meio às notícias de que as exportações argentinas estavam paralisadas nesta última semana, em virtude da retração dos produtores em meio ao aumento expressivo dos preços internacionais do grão.

Na semana passada, o mercado interno argentino estagnou devido às flutuações dos preços em decorrência da guerra entre Ucrânia e Rússia. Desde o início do conflito, no dia 24 de fevereiro, as cotações internacionais do trigo acumulam alta de 36,6%, com base nos contratos negociados na Bolsa de Chicago. A indústria brasileira compra cerca de 60% do volume consumido anualmente de trigo no mercado externo. Deste total, 85% vêm da Argentina, maior fornecedor à indústria local.

Desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, havia um receio no setor moageiro de que pudesse haver remanejamento do cereal argentino, inicialmente destinado ao Brasil, para atender outros players importadores, desfalcados pela Rússia. O setor assegura que, além de garantia de abastecimento ao mercado externo, não haverá problemas no fornecimento de trigo no mercado interno argentino. Os produtores possuem 7,6 milhões de toneladas para vender e os moinhos argentinos precisam de 5 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.