ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Mar/2022

Preço global do trigo em alta deve limitar demanda

Na avaliação do banco alemão Commerzbank, o corte de 30% das exportações mundiais de trigo devido à invasão da Ucrânia pela Rússia não dará trégua aos preços do cereal e os efeitos serão sentidos no mercado global. Há indícios de que os altos preços estão começando a frear a demanda. No dia 3 de março, a Turquia reduziu seu volume de compras para uma licitação internacional para 285 mil toneladas. Um dia antes, o país havia fixado o volume de compras em 370 mil toneladas de trigo.

O preço do trigo na Bolsa de Chicago já subiu cerca de 40% desde o início da semana passada e atingiu seu nível mais alto desde março de 2008. O recorde alcançado na época poderá ser repetido nesta semana. A alta das cotações também pode influenciar na busca por tipos alternativos de grãos. É por isso que o milho subiu significativamente de preço nos últimos dias, atingindo seu nível mais alto em 9,5 anos e ganhos de 20% desde o início da semana passada.

O milho também é afetado pela guerra no Leste Europeu, já que quase 20% de suas exportações mundiais vêm da região do Mar Negro e a Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais do grão. O Conselho Internacional de Grãos (IGC) prevê que o país deverá exportar 32,5 milhões de toneladas de milho este ano. O conflito em andamento também pode dificultar o plantio da safra de 2022. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.