ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2022

Futuros em alta com a menor oferta do Mar Negro

Os futuros de trigo negociados na Bolsa de Chicago fecharam em forte alta nesta quarta-feira (02/03), no limite de variação diária estabelecido pela bolsa, com relatos de que a guerra entre Rússia e Ucrânia interrompeu os embarques da região do Mar Negro. Segundo o banco alemão Commerzbank, é possível que até 30% das exportações globais do cereal estejam, no momento, cortadas do mercado.

Quase nenhum navio estará disposto a viajar para a região da crise e as companhias de seguros, sem dúvida, exigirão prêmios significativamente mais altos para cobrir isso. As empresas de transporte não estão mais aceitando pedidos com entregas vindas da Rússia ou com destino à Rússia. No dia 28 de fevereiro, a agência estatal de grãos do Egito (Gasc), cancelou a segunda licitação internacional de compra de trigo em menos de uma semana.

O cancelamento ocorreu após o órgão receber apenas três ofertas em meio à incerteza nos mercados de grãos provocada pela guerra. No dia 24 de fevereiro, a agência já havia cancelado outra licitação, quando recebeu apenas uma oferta. A Gasc normalmente recebe pelo menos uma dúzia de propostas em suas licitações. O vencimento maio do trigo avançou 75,00 cents (7,62%), e fechou a US$ 10,59 por bushel, o maior nível desde 2008. Em Kansas City, igual vencimento do trigo duro vermelho de inverno subiu 72,25 cents (7,20%) e fechou a em US$ 10,75 por bushel.