ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2022

Guerra impactará nas exportações globais de trigo

Segundo o banco alemão Commerzbank, é possível que até 30% das exportações globais de trigo estejam, no momento, cortadas do mercado. A queda na oferta do cereal se deve às interrupções das exportações ocasionadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia. A Ucrânia havia anunciado no início da semana que manteria seus portos do Mar Negro fechados até o fim da invasão russa, o que significa que nenhum carregamento de trigo pode ser enviado por um período indefinido.

A Rússia também não deve registrar exportações de trigo. Quase nenhum navio estará disposto a viajar para a região da crise e as companhias de seguros, sem dúvida, exigirão prêmios significativamente mais altos para cobrir isso. As empresas de transporte não estão mais aceitando pedidos com entregas vindas da Rússia ou com destino à Rússia.

Tal como acontece com o petróleo, sem dúvida será difícil encontrar fornecedores alternativos suficientes. A guerra na Ucrânia também pode significar que menos grãos possam ser plantados nesta primavera, o que também reduziria a oferta da próxima temporada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.