ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Fev/2022

Crise entre Rússia e Ucrânia eleva preços globais

O preço de grãos, especialmente o de trigo, vem subindo acentuadamente na Bolsa de Chicago, à medida que a crise Ucrânia-Rússia se torna mais aguda. Os futuros de trigo subiram, no dia 23 de fevereiro, ao seu nível mais alto desde julho de 2012, atingindo US$ 8,84 por bushel, alta de 32,25 cents (3,78%), em razão de temores sobre o abastecimento global. Ucrânia e Rússia, juntas, contribuem com 29% de todas as exportações globais de trigo e mais de 18% de todas as exportações globais de milho, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os ganhos do cereal ocorrem após explosões serem relatadas nas cidades ucranianas de Odessa, Mariupol e Berdyansk. Os locais concentram todos os principais portos ucranianos na costa do Mar Negro, que são pontos cruciais para as exportações de grãos do país. Analistas Danos à infraestrutura de exportação da Ucrânia podem prejudicar as exportações de grãos e a oferta global. Nações do Oriente Médio, como Turquia, Egito e Líbano, dependem da Rússia e da Ucrânia para uma parte substancial de suas necessidades de trigo.

Globalmente, os preços dos cereais já estavam 12% mais altos em janeiro do que um ano antes, segundo o índice FAO, das Nações Unidas. Respondendo à escalada nas tensões, a agência estatal de grãos do Egito, conhecida como Gasc, afirmou, no dia 24 de fevereiro, que planeja comprar um volume indeterminado de trigo com entrega entre 11 e 21 de abril. Como o Egito é o maior importador de trigo do mundo, seus leilões são vistos como um guia para estabelecer preços de referência do grão. O país já havia afirmado, no início deste mês, que as tensões entre Rússia e Ucrânia o levariam a explorar a diversificação de seus fornecedores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.