ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jan/2022

Tensões entre o Ocidente e a Rússia elevam preços

A consultoria russa SovEcon indica que houve alta de 3% a 5% nos preços de trigo na Rússia, na última semana. A commodity, negociada na Bolsa de Chicago, é impulsionada pelas crescentes tensões do país com o Ocidente. O mercado está preocupado que um conflito militar na região possa levar a interrupções nos fluxos de grãos para fora do Mar Negro. Os conflitos envolvem a Ucrânia, país estratégico entre os domínios da Rússia e do Ocidente, e esquentaram desde o final de 2021.

Porém, a escalada recente dos preços do cereal pode ser exagerada, já que pouco se alterou a relação entre a Rússia e o Ocidente durante as últimas semanas. Há ainda uma chance de que um acordo entre os países possa realmente ser alcançado e, caso esse cenário otimista se concretize, é provável que o preço do trigo volte a ser pressionado. Em outro extremo, caso tropas russas invadam o território da Ucrânia esta semana, pode haver um aumento de 10% a 20% nos preços do trigo.

O mercado ficará definitivamente preocupado com o que acontecerá com cerca de 20 milhões de toneladas de trigo que devem ser exportados da Rússia e da Ucrânia durante o restante de 2021/2022. O preço do milho também deve ser apoiado por isso. Só a Ucrânia tem cerca de 21 milhões de toneladas de milho para exportar até o final da temporada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.