ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2022

Previsão de balanço global apertado no curto prazo

O balanço global de trigo apertado entre oferta e demanda mundial deve permanecer no curto prazo. O trigo continua vivendo uma situação de balanço ajustado com a produção mundial abaixo do consumo, o que dá sustentação para os preços. Para a safra 2021/2022 (atual), a expectativa é que a demanda supere a produção, resultando em queda nos estoques mundiais do cereal. Nesse cenário de balanço global apertado, as atenções do mercado se voltam ao volume excedente exportável disponível nos principais players globais. A conjuntura é de menor exportação dos Estados Unidos e do Canadá, com a Rússia limitando as vendas externas, o que deve compensar maiores exportações da União Europeia e da Ucrânia. A situação não é de folga no mercado exportador mundial.

Apesar dessa conjuntura de balanço apertado, os preços internacionais foram pressionados desde o fim do ano passado pelo ritmo fraco de vendas externas norte-americanas. Além das perspectivas de demanda, o mercado internacional de trigo está focado também nas expectativas com a safra 2022/2023, especialmente do Hemisfério Norte. O mercado está atento aos fatores que vão afetar a nova safra, que vai entrar no mercado em meados de 2022. As perspectivas são bastante positivas no momento. Contudo, há uma preocupação com o clima nos Estados Unidos e no Canadá. Nos Estados Unidos, a previsão é de poucas chuvas nas planícies, enquanto no Canadá são esperadas chuvas volumosas nas regiões de pradarias. É preciso acompanhar o clima nestes dois países em que as lavouras estão saindo do período de dormência.

Há uma indicação de seca persistente para boa parte das planícies norte-americanas. A expectativa do mercado é de aumento na área plantada com cereal no país, especialmente nas lavouras de inverno. No Canadá, o trigo deve competir em área com outros cereais. Na Europa, é difícil que a nova safra iguale à boa produção em 2021/2022 e a área plantada deve ficar estável. Em relação à região do Mar Negro, há uma expectativa de recuperação na área e na produção da Rússia, enquanto a Ucrânia deve manter a área plantada, mas a produção tende a não superar os bons volumes de 2021/2022. Há previsão de chuvas para a região, que são positivas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.