ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2021

Preços futuros do trigo no maior nível em 9 anos

Os preços futuros do trigo alcançaram o nível mais alto em nove anos na Bolsa de Chicago, impulsionados pela oferta apertada do cereal, o que também elevou as cotações na Bolsa de Paris. Há várias razões para o movimento, já que os estoques nos principais países exportadores estão baixos e a demanda ainda está forte, apesar dos preços altos. Isso também se refletiu no aumento contínuo dos preços do trigo russo, que subiram pela quinta semana consecutiva em virtude da forte demanda. O descompasso entre oferta e demanda também aumenta o risco de um imposto de exportação mais alto na Rússia.

Na Austrália, o registro de chuvas pode prejudicar a colheita e afetar a qualidade das lavouras, além de inundações no oeste do Canadá que causaram interrupções nas exportações. Não há fim à vista para a alta dos preços dos contratos futuros. Na Europa, a semeadura de grãos de inverno nas regiões Norte e Centro da União Europeia (UE) foi concluída em tempo útil e está progredindo bem nas regiões sul. As condições climáticas parecem ter sido favoráveis para as lavouras em estágio inicial de desenvolvimento.

Em contrapartida, o fato de ter tido poucas chuvas na Europa Central e Oriental está causando alguns problemas. Em alguns países, isso levou a atrasos na semeadura e no desenvolvimento das safras de trigo de inverno. Em compensação, vários países do sul têm visto muitas chuvas, embora isso não tenha dificultado a semeadura na maior parte. Espera-se que o desenvolvimento da safra de canola avance em boas condições climáticas porque as temperaturas e os níveis de umidade do solo apoiaram o início do plantio. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.