ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Nov/2021

Bioceres comemora a aprovação de transgênico

A Bioceres Soluções Agrícolas afirmou que a empresa atinge um "marco histórico" com a aprovação da comercialização da farinha de trigo geneticamente modificado no Brasil. Segundo a companhia, a medida é um avanço em direção à comercialização inédita de trigo biotecnológico. Esta aprovação é um passo importante para a construção de sistemas de agricultura resilientes ao clima que usam o trigo como um componente-chave para a rotação de culturas. A cultura era "órfã" na esfera de biotecnologias.

Nesta quinta-feira (11/11), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou, por unanimidade, a comercialização no Brasil da farinha de trigo da variedade transgênica HB4 produzida na Argentina. A Bioceres é a detentora do cultivar HB4 e era representada no processo pela brasileira Tropical Melhoramento Genético (TMG) por meio de parceria comercial. A comercialização de trigo HB4 na Argentina está sujeita à aprovação brasileira, visto que o Brasil é o principal mercado de exportação da produção de trigo argentino, apontou a Bioceres. Segundo a empresa, 55 mil hectares estão sendo colhidos na safra argentina 2021/2022 com trigo transgênico.

A Bioceres tem ampliado os estoques de trigo HB4. A empresa afirmou que a aprovação no Brasil passou por um rigoroso processo de revisão para sustentar a avaliação científica da segurança da variedade. A CTNBio endossou por unanimidade as condições de biossegurança para farinha obtida com trigo HB4. A companhia disse que apresentou metodologias de ponta para abordar questões como risco alergênico e demonstrar a segurança da variedade transgênica assim como a do convencional. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.