ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Out/2021

Exportação de pães industrializados registra alta

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) divulgado na sexta-feira (15/10), a exportação de pães industrializados aumentou 50% no primeiro semestre deste ano, para 46 mil toneladas, na comparação com o volume vendido em igual período do ano passado. No semestre, a indústria brasileira de biscoitos faturou 34% a mais com a comercialização externa dos produtos, somando US$ 39,5 milhões. Este foi o melhor desempenho das vendas da categoria em relação aos últimos cinco anos.

O resultado positivo é atribuído principalmente ao aumento nas vendas externas de misturas para pães e bolos, que representam mais de 70% das exportações do segmento. A categoria inclui também pão de forma, pão de hambúrguer, hot dog, bisnaguinha, torradas, entre outros. Entre os 10 principais destinos dos pães industrializados, 6 países reportaram aumento no volume e na despesa gasta com a importação dos produtos brasileiros. O Chile aumentou suas compras em mais de 190% e a Venezuela em cerca de 50%. O Mercosul é o principal mercado para os pães brasileiros. A valorização do dólar ante o Real, que torna as exportações dos alimentos mais atraentes para os fabricantes brasileiros, favoreceu a comercialização externa dos pães.

O Brasil tem volume que garante abastecimento constante aos compradores em mais de 100 destinos anualmente. Para o ano, a indústria de pães espera alta de 15% em receita e de 10% em volume com exportações da categoria. O desempenho vai depender da estabilidade cambial, da regularização de embarques marítimos e da possível redução dos custos de frete internacional. No ano passado, a comercialização externa de Pães & Bolos Industrializados movimentou US$ 77,8 milhões em faturamento e somou 71 mil toneladas de produtos exportados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.