ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Set/2021

Estimativa de uma safra recorde de trigo em 2021

Durante o 28º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) nesta terça-feira (21/09), o Ministério da Agricultura afirmou que o Brasil deve colher uma safra recorde de trigo, estimada em 8,15 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). É um importante resultado em meio aos desafios da pandemia. A produção de trigo se recuperou e a área plantada vem crescendo nos últimos 4 anos.

Boas produtividades vêm sendo registradas na safra 2020/2021, que está sendo colhida. O Brasil deve ter a 2ª safra mais produtiva dos últimos 40 anos. Das lavouras do cereal, 5,5% já foram colhidas. A lavoura de trigo irrigado do Cerrado bateu recorde mundial de produtividade com colheita de 9 toneladas por hectare. Três vezes mais que a produtividade média. Na avaliação do Ministério da Agricultura, os preços do cereal estão altos, mas o produtor precisa ficar alerta ao custo de produção. O produtor do Paraná está recebendo 51% a mais pelo trigo que no ano passado.

Mas, é preciso atenção para os custos, com impacto do aumento dos preços de fertilizantes e defensivos. É preciso planejamento para não enfrentar situações complicadas. Foram destacados também os aportes do governo federal com seguro rural. Em 2021, o Ministério da Agricultura pagou R$ 100 milhões em subvenção aos prêmios do seguro rural de trigo. O valor segurado total foi de R$ 2,2 bilhões e 15 mil apólices tiveram recursos públicos na subvenção dos prêmios. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.