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22/Set/2021

Tendências de consumo aceleradas por pandemia

Durante o 28º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) nesta terça-feira (21/09), o Grupo Eurogerm afirmou que a pandemia de Covid-19, que levou o consumidor a fazer maior número de refeições em casa, acelerou tendências de consumo que já estavam no radar do mercado antes da pandemia. Esse movimento também foi observado na cadeia de derivados de trigo.

Na Europa, há aumento do consumo de pães embalados de longa validade e pães industrializados pré-assados que substituem parte do consumo de pães frescos artesanais. Entre este ano e 2025, o consumo de pães industrializados no continente europeu tende a recuar, mas deve se manter acima de 2019, antes da pandemia. Fazer pão em casa permanece como hábito para pequena parte de consumidores. Outro hábito que deve persistir é o da compra online dos pães e derivados de farinha. A segurança alimentar, higiene e embalagem tornam-se preocupação maior dos consumidores, enquanto tendências como saudabilidade, sustentabilidade, produtos orgânicos permanecem importantes para o consumidor.

A pressão de preços também tende a continuar no pós-pandemia, com aumento das despesas com a commodity, energia, embalagem e custo do frete. Será preciso aumentar os preços ao mesmo tempo em que há crise econômica e as pessoas não conseguem acompanhar a alta. É um desafio para a indústria. Sobre as tendências para o mercado brasileiro, parte dos consumidores continuará atenta e preferindo preço. A indústria precisa ter produto com qualidade e bom preço para este consumidor. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.