ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Set/2021

Embrapa: novas fronteiras para produção de trigo

Durante o 28º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), nesta terça-feira (21/09), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estuda novas fronteiras para produção de trigo no País, com prospecção de áreas em estados como Alagoas, Ceará e Pernambuco. A Embrapa trabalha fortemente no aumento da produtividade do trigo e na qualidade do grão. Avança também em agricultura regenerativa e práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) para a cadeia produtiva do trigo.

Também foram citados projetos de aumento de uso de bioinsumos na produção de trigo, desenvolvimento de variedade de trigo longa vida e projeto de "good wheat" (cereal com melhor digestão, maior teor de fibra e menor teor de glúten). Também foram destacadas as ações da Embrapa para o desenvolvimento da triticultura brasileira ao longo dos últimos anos. Houve investimento no desenvolvimento de 123 cultivares de trigo no País, avanço na mudança do perfil da planta e ampliação da produtividade.

A produtividade de trigo no País avançou de 655 quilos por hectare para 3.031 quilos por hectare de 1977 para 2021. Houve a expansão da produção do cereal para área tropical com qualidade premium. O Brasil bateu recorde mundial de produtividade com trigo irrigado no Cerrado com 9.630 quilos por hectare em propriedade no estado de Goiás. O País avançou em práticas ambientais e de manejo integrado de segurança alimentar da cadeia tritícola. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.