ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Set/2021

Europa reduz previsão para a safra de trigo 2022

A consultoria francesa de commodities agrícolas Stratégie Grains cortou a sua previsão de milho e de cevada na Europa na safra 2021/2022 e reiterou o déficit na safra de trigo. Para o milho, a previsão é de 64,9 milhões de toneladas, 1,4 milhão de toneladas a menos do que na última projeção. Para a cevada, a projeção foi reduzida em 700 mil toneladas, passando agora para 52,3 milhões de toneladas.

Em relação ao trigo mole, a estimativa diminuiu em 2,4 milhões de toneladas a produção na temporada 2021/2022, para 129,1 milhões de toneladas. Os mercados europeus de trigo terão um déficit maior do que o esperado anteriormente. A estimativa agora é de déficit de 1,1 milhão de toneladas para o trigo, ante déficit de 500 mil toneladas na estimativa anterior, apesar do enfraquecimento das expectativas de demanda. Isso se deve às condições climáticas adversas que prejudicaram a safra de grãos no continente. O mau tempo afetou principalmente as lavouras de milho e cevada.

As colheitas mais fracas decorrem do excesso de chuvas na Europa Ocidental, que prejudicou a qualidade dos grãos, e da falta de chuva no norte e centro da Europa, que atrapalhou o desenvolvimento das lavouras. Os efeitos negativos combinados significam que quase 40% da colheita de trigo europeias é inadequada para moagem, em comparação com 27% no ano passado. A previsão de uso doméstico do trigo foi reduzida em 1 milhão de toneladas, para 100,9 milhões de toneladas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.