ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Ago/2021

PR: área de trigo tem alta de 5% na safra de 2021

O Departamento de Economia Rural (Deral/Seab) prevê aumento de 5% da área plantada com trigo em comparação à safra passada, para 1,19 milhão de hectares. As geadas influenciaram a qualidade das lavouras. Antes, 5% estavam em condições médias e 95%, boas. Agora, 2% aparecem como ruins, 8% médias e 90% boas. É um porcentual considerado bom, mas não leva em conta a geada da semana passada. Portanto, o próximo levantamento pode apontar perda maior.

Das lavouras, 27% entraram agora na fase suscetível a geadas, enquanto 73% ainda vão entrar. Qualquer geada tardia pode ter alguma influência negativa também na produção. As geadas de meados de julho já resultam em 6 mil hectares totalmente perdidos e outros 22 mil classificados como ruins. Apesar disso, a estimativa de produção é de 3,9 milhões de toneladas, em razão da dificuldade de traduzir em números este rebaixamento de condições.

Apesar de a maioria das lavouras ter apresentado boas condições até o dia 26 de julho (90%), a geada de quinta-feira (29/07) deve gerar uma reavaliação significativa, em virtude de atualmente 27% das plantações estarem com espigas aparentes, altamente suscetíveis a danos. O relatório desta semana deve trazer os primeiros números de condições após a onda de frio, que ao longo do mês serão calibrados e, no fim de agosto, traduzidos em uma quebra de produção. Com a abrangência das geadas, a quebra será inevitável. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.