ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mar/2021

Variedade de trigo específica para setor de carnes

A Embrapa Trigo afirmou que já conta com tecnologias de trigo desenvolvidas para abastecer a indústria de ração e a cadeia de carnes. Hoje, há tecnologia tanto para produzir trigo pão como para a indústria de carnes. Outra grande oportunidade é o triticale. Por uma demanda da sociedade, há cerca de dois anos, e Embrapa se reestruturou e, hoje, tem disponibilidade de sementes para isso. A Embrapa Suínos e Aves reforçou a necessidade de desenvolver uma cadeia de cereais e grãos específicos para o abastecimento da indústria de proteína animal.

Não há solução fácil nem para trazer milho de Mato Grosso, nem do Paraguai. No caso de Mato Grosso, os portos do Arco Norte facilitam o escoamento e ajudam a elevar os preços. A Embrapa tem insistido em criar uma cadeia específica de cereais de inverno para ração. É preciso contar com variedades de trigo, centeio, cevada e outros cereais, destinadas ao uso em rações, diferentes daquelas com outros fins. Não dá para depender de trigo que não vai para produção de pão.

É preciso criar uma cultivar de trigo específica para ração. A Secretaria de Agricultura de Santa Catarina acrescentou que o Estado cultiva pouco mais de 58 mil hectares com trigo, mas há potencial para cerca de 600 mil hectares. Com os materiais disponíveis (de cereais para a cadeia de proteína animal) já é possível avançar e dar uma resposta à necessidade da indústria do Estado. Segue a busca por outras alternativas, como trigo forrageiro e sorgo forrageiro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.