ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Fev/2021

Rússia: traders aceleram as exportações de trigo

O anúncio de um imposto de exportação sobre o trigo provocou uma corrida entre traders da Rússia, para aproveitar as condições favoráveis e embarcar mais antes do início da vigência do tributo. O novo imposto de exportação de trigo (similar ao que foi feito sobre o milho e a cevada) entrará em vigor a partir do dia 15 de fevereiro, no valor de 25 euros por tonelada.

Em 1º de março, a alíquota dobraria para 50 euros por tonelada. A intenção é desacelerar o ímpeto dos preços domésticos. Por enquanto, no entanto, o oposto foi alcançado: para aproveitar as condições mais favoráveis, os traders russos estão acelerando as exportações. A consultoria SovEcon aumentou sua previsão para as exportações de trigo da Rússia em 4%, para quase 38 milhões de toneladas.

Além disso, o imposto de exportação deve provocar redução na área plantada de trigo na primavera e, com isso, a safra total do cereal do país em 2020/2021 deve diminuir em 2 milhões de toneladas. O incentivo para cultivar trigo também diminuirá no longo prazo. A área plantada com trigo de inverno para a safra de 2021/2022 deve diminuir entre 5% e 10%. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.