ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Fev/2021

Rússia terá mecanismo para taxar as exportações

A Rússia, um dos maiores exportadores de trigo do mundo, planeja lançar em 1° de abril um mecanismo permanente para taxar exportações de grãos. O mecanismo consistirá em um imposto de exportação de grãos baseado em uma fórmula, ao invés de tarifas fixas que haviam sido impostas a partir de 15 de fevereiro, com o governo russo buscando conter a alta dos preços dos alimentos em meio à crise do coronavírus.

O governo também afirmou que há necessidade de preparar um mecanismo de apoio aos produtores de grãos do país. Os preços globais do trigo têm subido desde meados de dezembro, quando a Rússia informou que tentaria desacelerar as exportações com impostos de exportação fixos. O governo russo não deu detalhes sobre a fórmula, mas disse que ela será um “amortecedor” permanente com o objetivo de prevenir a transferência de flutuações de preços globais elevados para o mercado doméstico.

A partir de 1º de abril, os exportadores de grãos russos terão que registrar seus contratos em uma das bolsas da Rússia, que então calculará um indicador de preço para a fórmula. A fórmula pode ser fixada em 70% da diferença entre o preço do trigo por tonelada e o valor de US$ 200,00. Havia expectativa então de que o esquema começasse a ser aplicado em 1º de junho. O preço a ser usado na fórmula não será o de cada contrato de exportação, mas um índice de referência calculado pela Bolsa de Moscou. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.