ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jan/2021

Argentina poderá limitar as exportações de trigo

A Câmara de Empresas Agroexportadoras da Argentina (CEC) afirmou nesta quarta-feira (27/01) estar engajada em discussões com agricultores, moinhos e o governo do país sobre medidas para assegurar uma ampla oferta doméstica de trigo, em meio a rumores de uma possível imposição de limites às exportações. O governo, preocupado com a inflação dos preços de alimentos no país, tentou limitar os embarques de milho no início deste mês, mas as propostas foram rejeitadas por produtores e exportadores.

Agora, o foco está no trigo, com a circulação de rumores indicando que um limite às exportações do cereal possa estar a caminho. Segundo a Câmara de Empresas Agroexportadoras (CEC), houve uma reunião com a cadeia de valor do trigo, incluindo agricultores, inspetores de grãos e moinhos, com objetivo é desenvolver opções. Haverá também vamos uma reunião com o governo nos próximos dias. A percepção é de que o governo não quer intervir no mercado nem limitar as exportações de trigo, mas tudo está na mesa.

Um porta-voz do Ministério da Agricultura argentino não quis comentar o assunto. A Argentina é a sétima maior fornecedora de trigo do mundo, com a maior parte das exportações sendo direcionada para o Brasil. O Ministério da Agricultura afirma que, de 17,2 milhões de toneladas de trigo 2020/2021 colhidas recentemente, 10 milhões de toneladas serão exportadas. Dados oficiais mostram também que os exportadores já compraram 8,9 milhões de toneladas de trigo 2020/2021. Alguns produtores acreditam que operadores e governo estão falando sobre limitar as exportações de trigo, de uma forma ou de outra. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.