ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Jan/2021

Imposto da Rússia poderá favorecer a Austrália

A decisão da Rússia de introduzir uma série de impostos sobre as exportações de grãos pode beneficiar a Austrália. A Austrália, que deve colher uma safra robusta de trigo este ano e pode ser um dos países mais beneficiados. A Austrália já está começando a entrar em mercados normalmente dominados por fornecedores do Mar Negro e da Europa. No entanto, ainda não se sabe se os custos de frete serão baixos o suficiente para tornar o produto australiano competitivo.

Numa tentativa de conter a alta dos preços de alimentos no mercado doméstico, a Rússia pretende cobrar um imposto de 25 euros por tonelada sobre as exportações de trigo a partir de 15 de fevereiro. Em 1º de março, a alíquota dobra para 50 euros por tonelada. Em 15 de março, a Rússia vai começar a cobrar 25 euros por tonelada sobre as exportações de milho e 10 euros por tonelada sobre os embarques de cevada.

Todos os impostos devem vigorar até 30 de junho. Nos últimos anos, a Rússia tem sido o principal fornecedor de trigo para o Egito, o maior importador mundial do grão. Na semana passada, porém, rumores sobre os impostos fizeram com que tradings que fornecem trigo russo não submetessem propostas em uma licitação de compra realizada pelo Egito, levando o país a cancelar o leilão. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.