ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Nov/2020

Colheita da safra brasileira de trigo está no final

No Paraná, a colheita da safra 2020 está praticamente no final e alcança 99% da área. As condições das lavouras pioraram, com 87% em boas condições. 13% das plantações estão em situação média. As poucas áreas ainda não colhidas já estão em maturação. No Rio Grande do Sul a colheita do trigo se aproxima do final, com 97% da área colhida. As lavouras não prejudicadas pelas geadas de agosto têm produtividade dentro da expectativa, de mais de 3,6 toneladas por hectare.

Mas, na média geral, o Estado deverá registrar quebras nesta safra de 2020. Além dos danos provocados pelas geadas, a falta de chuvas no período de enchimento de grão (outubro), contribuiu para a redução do rendimento das lavouras. A redução de produtividade se deve à baixa umidade no solo, que comprometeu o enchimento dos grãos na reta final do ciclo da cultura. A qualidade do produto colhido segue boa, com PH superior a 76 pontos.

Em Santa Catarina, a estiagem e as geadas ocorridas durante o desenvolvimento das lavouras comprometeram 20% da safra de trigo do Estado. A confirmação de quebra, porém, só deve vir após o final da colheita, que está próximo. Se confirmado esse percentual, a safra deve ficar entre 140 mil e 150 mil toneladas, praticamente igualando as 152 mil toneladas de 2019. A expectativa inicial era de alta na produção desta safra 2020. Fonte: Cogo Inteligência em Agronegócio.