ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jul/2020

Preço global sustentado com dúvidas sobre safras

O mercado de grãos está ainda mais cético quanto às previsões para a safra global de trigo 2020/2021. O excedente previsto no mercado de trigo para 2020/2021 deve ser tomado com dúvida. Tanto as previsões do Conselho Internacional de Grãos (IGC) como as do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) devem ser avaliadas com cautela. As estimativas apontam para estoques globais de passagem de 20 milhões de toneladas para a safra 2019/2020, mas para 2020/2021 a previsão é de excedente marginal, se houver.

E mesmo essa previsão está em terreno instável: no período que antecede a colheita, as expectativas das culturas estão sob constante fogo crítico. A preocupação dos traders com a produção mundial de trigo na temporada 2020/2021 acentuou-se depois que dois dos principais produtores e exportadores do cereal, a França e a Rússia, relatam perdas de produtividade nas colheitas, em andamento.

A safra francesa deve ser pelo menos 21% menor em relação à temporada passada com produção de 31,3 milhões de toneladas previstas pelo Ministério da Agricultura do país. As estimativas para a colheita na Rússia, por sua vez, já foram revisadas por várias consultorias em virtude de baixos rendimentos nas áreas já colhidas, devendo atingir cerca de 78 milhões de toneladas. A Ucrânia também deve apresentar uma safra 8% menor, de aproximadamente 26 milhões de toneladas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.