ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Abr/2020

Preços globais sobem com possível menor oferta

As preocupações em relação a um possível aperto na oferta global de trigo estão impulsionando os preços domésticos do cereal em grandes exportadores. Há problemas climáticos na União Europeia e na Rússia, além de restrições aos embarques, em função da pandemia de coronavírus. A Romênia anunciou, no dia 10 de abril, a interrupção das exportações de grãos para países fora da União Europeia (UE) até meados de maio.

O país, junto com a Alemanha, ocupa a segunda posição dos maiores exportadores de grãos da União Europeia, atrás apenas da França. Apesar da restrição aos embarques, os efeitos não serão tão significativos, levando em consideração a aproximação do fim do ano-safra atual de trigo, período em que grande parte das exportações já foram finalizadas.

A maior preocupação em relação a União Europeia é a próxima safra, que deve enfrentar problemas com o clima seco. A atenção às condições climáticas se repete em relação à Rússia, o maior exportador de trigo do mundo. A seca no país leva à previsão de uma colheita menor do que a do ano passado, além de já estar elevando os preços domésticos do cereal. Caso a oferta da Rússia seja menor, a demanda por trigo da União Europeia aumentaria. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.