ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Fev/2020

Derivados: preços das farinhas e farelos avançam

Os moinhos seguem repassando os custos da matéria-prima para as farinhas, mas a demanda enfraquecida tem limitado as valorizações. Quanto ao farelo, os preços continuam em alta, impulsionados pela presença ativa de compradores no mercado e pela elevada cotação do milho. Em alguns casos, a baixa demanda por farinha tem feito com que a moagem seja reduzida, impactando diretamente a oferta de farelo.

Nos últimos sete dias, as farinhas para bolacha salgada, integral, pré-mistura, massas frescas, bolacha doce e massas em geral registram alta de 1,72%, 0,83%, 0,57%, 0,23%, 0,3% e 0,02%, respectivamente. A farinha para panificação, por outro lado, apresenta recuo de 0,23% no período. Quanto aos farelos, os preços do a granel acumulam valorização de 0,79% e os do ensacado, de 0,15%.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as aquisições de farinhas no mercado internacional em dezembro superaram em 13,2% as de dezembro, mas foram 13,2% menores às do mesmo período de 2019, totalizando 31,9 mil toneladas. As vendas brasileiras no mercado externo ficaram 55,4% abaixo das de dezembro e quase cinco vezes maiores que as de janeiro/2019. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.