ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jan/2020

Derivados: demanda por farinhas e farelo retraída

As negociações de farinha e farelo têm sido retomadas aos poucos. Boa parte de agentes de moinhos voltou a moer na última semana, mas ainda não opera com 100% da capacidade. Em geral, a demanda por farinhas segue baixa. Mesmo com o recuo comprador, alguns vendedores tentam repassar a valorização do grão aos derivados. Em relação ao farelo de trigo, a demanda está mais retraída neste início de ano, uma vez que as chuvas têm beneficiado as pastagens.

Neste começo de 2020, as farinhas para bolacha salgada, integral, bolacha doce e massas em geral registram valorização de 1,19%, 0,35%, 0,2% e 0,05%, respectivamente. As cotações das farinhas para massas frescas, pré-mistura e panificação, por outro lado, apresentam quedas, de 0,3%, 0,21% e 0,14%, na mesma ordem. Quanto aos farelos, os preços do a granel apresentam avanço de 0,62%, ao passo que os do ensacado acumulam recuo de 0,25%.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as aquisições de farinhas no mercado internacional em dezembro superaram em 10,1% as de novembro e foram 11,1% superiores às do mesmo período de 2018, totalizando 28,2 mil toneladas. As vendas brasileiras no mercado externo ficaram 15,6% acima das de novembro e 6 vezes maiores que as de dezembro/2018. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.