ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Set/2019

Indústria: falta de planejamento causa ociosidade

A atual capacidade ociosa da indústria moageira se deve a investimentos feitos sem planejamento de mercado. Nos últimos anos, o parque industrial foi ampliado sem olhar para demanda. O grande problema do setor é a expansão de capacidade produtiva sem a avaliação de produtos, de segmentos ou nichos a atingir. Dados compilados pela Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) apontam que o parque moageiro do Brasil tem capacidade instalada para processar 18 milhões de toneladas de trigo em grão em um ano.

Levando em conta que o nível de moagem nos últimos três anos não ultrapassou 12,1 milhões de toneladas por ano, moinhos brasileiros somam 6 milhões de toneladas de capacidade ociosa. A indústria precisa se adaptar ao patamar de consumo, não o consumo que tem de se adequar ao nível de produtividade oferecido pela indústria. Sobre os derivados, o consumo de pães, massas e biscoitos não está em nível muito baixo, como apontado por industriais do segmento.

É verdade que o consumo não cresce, mas também não recua. Por isso, os moinhos têm de parar de olhar volume e se preocupar com a rentabilidade. Com a melhora da conjuntura econômica, os consumidores voltarão a migrar da compra dos produtos básicos para produtos de alto valor agregado, que elevam a margem de lucro das empresas. De 2015 a 2018, o lucro líquido das 13 principais empresas do setor caiu cerca de 16%. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.