ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2019

RS encerra o plantio com boas condições do trigo

Segundo a Emater-RS, o plantio do trigo foi encerrado no Rio Grande do Sul e a estimativa é de que 739,4 mil hectares foram semeados com o grão. De modo geral, as lavouras se desenvolvem bem, apesar do padrão heterogêneo das chuvas e do frio nos últimos dois meses no Estado. Na regional de Ijuí (30% da área do Estado), a cultura vem apresentando bom desenvolvimento vegetativo com um bom estande de plantas. Em 98% da área de 221 mil hectares a cultura encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo (final do estádio de perfilhamento e iniciando elongação) e 2% no início da floração. Na regional de Santa Rosa (27% da área de trigo do Estado), 97% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e iniciando elongação) e 3% da área encontra-se em florescimento. De modo geral, as lavouras evoluíram em relação à semana anterior, devido à boa umidade no solo que possibilitou a aplicação de adubação em cobertura. Assim, com o frio e a umidade do solo, reduziram-se os ataques de lagartas.

Na regional de Frederico Westphalen (14% da área no Estado), 97% das lavouras o trigo está em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo) e em 3% delas em início da floração. Na regional de Passo Fundo (6,5% da área com trigo no Estado), a cultura está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. Os produtores realizam monitoramentos habituais de pragas e doenças, e a aplicação de adubação em cobertura e em algumas lavouras utilizando tratamentos fitossanitários. Na regional de Santa Maria (5,5% da área do Estado), 95% da área as lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento de colmos) e 5% no início da floração. O excesso de chuvas e a baixa luminosidade na região contribuíram para aumentar a pressão de doenças fúngicas na cultura do trigo. Por isso, os produtores aumentaram o monitoramento das lavouras.

Em toda a área cultivada na regional de Bagé (5,1% da área com trigo no Estado), as lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento dos colmos). Na regional de Caxias do Sul (4% da área do Estado), a semeadura foi concluída antes do final do período recomendado pelo zoneamento agrícola. As lavouras apresentam bom desenvolvimento vegetativo até o momento, mantendo a perspectiva de bons rendimentos. Na regional de Erechim (com 3,3% da área do Estado), as lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo. Na regional de Soledade (com 3% da área com trigo no Estado), a cultura foi beneficiada com chuvas ocorridas no início da semana, que elevaram o nível de umidade do solo, e dias ensolarados, no final da semana. A partir destas condições favoráveis, a cultura apresentou bom desenvolvimento vegetativo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.