ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jul/2019

Derivados: farinhas oscilam e farelos estão em alta

Apesar do movimento de valorização do grão no primeiro semestre, para as farinhas, o repasse não aconteceu na mesma proporção. Destacando-se o segmento de maior representatividade no mercado, o de panificação, é possível verificar que, ao longo do primeiro semestre, apenas pontualmente que a relação entre os preços de trigo em grão e o do derivado (em tonelada) indicou margem positiva para moinhos.

Nos últimos sete dias, as cotações das farinhas pré-mistura, bolacha salgada e massas em geral registram valorizações de 0,20%, 0,18% e 0,14%, respectivamente. Por outro lado, as farinhas para bolacha doce e integral apresentam desvalorização de 0,09% e 0,02%. No caso do derivado para massas frescas e panificação, os valores se mantêm estáveis.

Para os farelos de trigo, os preços, seja para o a granel e para o ensacado, registram alta nos últimos sete dias, o que pode ser justificado pela demanda regional. Apesar de os valores recuarem em algumas regiões do Paraná, devido à concorrência com o milho da 2ª safra de 2019, no Rio Grande do Sul, o movimento é de alta, em função do consumo um pouco maior, especialmente para pecuária leiteira. O preço do ensacado registra valorização de 0,54% e o a granel, de 0,29%. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.