ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Feb/2026

Brasil: colheita da soja 2025/2026 tem leve atraso

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil colheu 24,7% da área plantada com soja na safra 2025/2026 até o dia 14 de fevereiro. A retirada da oleaginosa do campo avançou 7,3% em uma semana, mas está atrás dos 25,5% observados em igual período do ano passado e abaixo da média dos últimos cinco anos, de 27,1%. Entre os principais Estados produtores, Mato Grosso tem a maior área colhida, com 60,7%%. Tocantins (30%), Maranhão (3%), Piauí (3%), Bahia (12%), Mato Grosso do Sul (16%), Goiás (7%), Minas Gerais (17%), São Paulo (4%), Paraná (20%) e Santa Catarina (2%) também já registram a colheita da safra.

A semeadura da oleaginosa foi concluída no País, alcançando 100% da área estimada. Segundo a AgRural, a colheita da safra brasileira de soja 2025/2026, que vinha em ritmo mais firme que o do ano passado desde meados de janeiro, perdeu fôlego na última semana. Levantamento mostra que 21% da área cultivada no País estava colhida até o dia 12 de fevereiro, em comparação com 16% uma semana antes e 24% um ano atrás. A perda de ritmo deveu-se principalmente às chuvas mais intensas registradas em alguns Estados, com destaque para o padrão "invernado" em Mato Grosso, onde as aberturas de sol se tornaram mais raras.

Com tempo mais úmido e fechado, problemas de qualidade nos grãos também ficaram mais comuns, especialmente no norte do Estado. Com muita soja ainda por colher em regiões mais tardias, o problema poderá se estender pelas próximas semanas, caso as precipitações continuem frequentes. No Rio Grande do Sul, em contrapartida, a estiagem e o calor persistem e os produtores começam a calcular as perdas de produtividade, que deverão se agravar, caso as chuvas continuem irregulares na segunda quinzena de fevereiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.