ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2026

Óleo de Palma: Indonésia elevará taxa de exportação

O Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia (ESDM) indicou nesta quinta-feira (08/01) que a taxa de exportação sobre o óleo de palma bruto (CPO) deverá ser elevada acima do nível atual de 10%. A medida é considerada necessária para recompor o fundo de subsídios aos biocombustíveis. A Diretoria-Geral de Novas Energias Renováveis e Conservação de Energia (EBTKE) explicou que o caixa da Agência de Gestão de Fundos de Plantação de Óleo de Palma (BPDP) está sob pressão.

Além de subsidiar a diferença de preço entre o biodiesel e o diesel fóssil, que atualmente apresenta uma disparidade elevada, o fundo passou a custear também a gestão da cadeia do cacau e as operações da força-tarefa de regularização fundiária. Sobre o programa B40 (mistura de 40% de biodiesel), a alocação de volume para 2026 será de aproximadamente 15,65 milhões de quilolitros (kL), com um orçamento de incentivos estimado em 51 trilhões de rupias (US$ 3,12 bilhões), nível similar ao do ano anterior.

A decisão final sobre a alocação deve sair na próxima semana. Seja para o B40 ou para o futuro B50, a taxa de exportação precisa subir. O estudo está sendo conduzido pelo Ministério Coordenador de Assuntos Econômicos e certamente será algo acima de 10%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.