ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Dec/2025

China dificilmente cumprirá meta de compra dos EUA

Segundo a StoneX, a China comprou entre 3,2 milhões e 3,8 milhões de toneladas de soja dos Estados Unidos nas últimas semanas, mas não deve cumprir o compromisso original de adquirir 12 milhões de toneladas até dezembro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu informalmente o prazo para a primavera norte-americana, na tentativa de manter o acordo ativo. Os chineses disseram que não havia compromisso firme, e Trump afirmou que, em vez de dezembro, pode ser até a primavera. Houve compras regulares e pode haver mais pedidos a caminho.

O cenário ocorre enquanto a demanda doméstica dos Estados Unidos permanece forte. O processamento de soja em outubro somou 6,2 milhões de toneladas, o maior volume já registrado para um único mês, segundo a associação das esmagadoras, a Nopa. A situação ganhou mais complexidade após a China rejeitar um carregamento brasileiro de 69 mil toneladas, alegando contaminação por pesticidas. O mercado ficou muito desconfiado.

Ninguém sabe se foi problema real de qualidade ou apenas um sinal de que precisam comprar soja dos Estados Unidos. Mesmo com esse episódio, a estratégia chinesa continua favorecendo o Brasil. A safra 2025/2026 segue estimada entre 177 milhões e 179 milhões de toneladas, com exportações previstas de 111 milhões a 112 milhões de toneladas. Na Argentina, o plantio avança lentamente, entre 25% e 30% da área. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.