ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Dec/2025

Futuros de soja em alta acompanhando o derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (28/11), em sessão esvaziada e mais curta após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Os ganhos foram sustentados pelo desempenho do óleo de soja, que avançou 2%. O derivado, por sua vez, acompanhou a alta do petróleo, que faz com que refinarias tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. O vencimento janeiro da soja em grão subiu 6,25 cents (0,55%), e fechou a US$ 11,37 por bushel. Na semana passada, acumulou valorização de 1,13%. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 312 mil toneladas de soja para a China, com entrega durante o ano comercial 2025/2026. O volume, no entanto, ficou bem abaixo das expectativas do mercado.

Na quarta-feira (26/11), circularam rumores de que a China teria comprado entre 10 e 15 carregamentos de soja norte-americana para embarque em janeiro, o que representaria um mínimo de 600 mil toneladas. Com o anúncio de sexta-feira (28/11), as vendas avulsas para a China que foram confirmadas somam 2,251 milhões de toneladas, volume ainda distante das 12 milhões de toneladas prometidas até o fim do ano. O USDA também publicou dados de vendas externas atrasados, referentes à semana encerrada em 16 de outubro. No período, as vendas de soja dos Estados Unidos somaram 1,108 milhão de toneladas. No acumulado do ano comercial 2025/2026 até 16 de outubro, as vendas totalizaram 14,685 milhões de toneladas, queda de 38% na comparação anual. A suspensão de um carregamento de soja do Brasil pela China não deve ter impacto relevante sobre o comércio entre os dois países.

A China suspendeu a importação de uma carga de 69 mil toneladas de soja do Brasil e paralisou as compras de cinco unidades de processamento no País após detectar trigo com defensivos misturado aos grãos no navio Shine Ruby. Para a Pine Agronegócios, isso não representa risco ao fluxo comercial entre os dois países. O caso envolve um episódio localizado e que as cinco unidades suspensas representam 0,25% do total de mais de 2 mil plantas habilitadas a embarcar soja para a China. As negociações de futuros e opções em bolsas operadas pelo CME Group, como a Bolsa de Chicago, sofreram interrupção na sexta-feira (28/11) por problemas técnicos, mas traders e investidores ficaram aliviados por isso ter ocorrido em um dia tranquilo.