ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Oct/2025

EUA: setor agrícola está passando por dificuldades

A American Soybean Association (ASA) dos Estados Unidos apontou, em audiência no Comitê Judiciário do Senado norte-americano na terça-feira (28/10), as dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola, em especial pelo impacto crescente dos custos de insumos. Também foram abordadas as questões críticas enfrentadas pelos produtores de soja e suas consequências econômicas para o país. A ASA enfatizou a importância da indústria da soja para a saúde econômica dos Estados Unidos, lembrando que este é o principal produto agrícola exportado pelo país.

Segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), espera-se que mais de 32,3 milhões de hectares de soja sejam colhidos em 2025, gerando uma produção de 117,05 milhões de toneladas. Este setor, de acordo com o United Soybean Board, é responsável por mais de US$ 80 bilhões em impactos econômicos e mais de US$ 4 bilhões em salários. Foi destacado o apoio ao Fertilizer Research Act, uma legislação que orienta o USDA a analisar os preços de fertilizantes e buscar formas de fortalecer a competição, melhorar a transparência e aumentar a capacidade de produção doméstica. Os produtores também expressam preocupação sobre o atraso na emissão de orientações fiscais que afetam a produção de biocombustíveis.

Ainda, foi ressaltada a necessidade de assistência financeira direcionada para agricultores, a fim de permitir que eles superem o atual estado econômico difícil e permaneçam ativos na próxima temporada agrícola. A ASA instou os legisladores a identificarem soluções que melhorem o estado atual da economia agrícola. É urgente que o governo apresente políticas eficazes para apoiar o crescimento do mercado interno de soja e assegurar o futuro do setor agrícola norte-americano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.