ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Oct/2025

Futuros de soja em baixa com realização de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa na sexta-feira (24/10). O mercado foi influenciado em parte por um movimento de realização de lucros, após ter subido nas duas sessões anteriores e acumulado ganho de 1,36% no período. O recuo do óleo de soja, após a alta de 1,60% da sessão anterior, também pesou sobre os contratos.

O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 3,00 cents (0,29%), e fechou a US$ 10,41 por bushel. Na semana passada, acumulou ganho de 2,18%. A ausência de notícias sobre as negociações comerciais entre as delegações dos Estados Unidos e da China na Malásia favoreceu o embolso de lucros por traders. A maior expectativa, no entanto, é quanto ao encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, na próxima quinta-feira (30/10) na Coreia do Sul.

Donald Trump sinalizou que a soja será um tema importante da reunião. Até agora, a China ainda não comprou soja norte-americana da safra 2025/2026, o que vem se refletindo nos embarques dos Estados Unidos. Desde o início do ano comercial, em 1º de setembro, 5,54 milhões de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos dos Estados Unidos, recuo de 31% na comparação anual, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Sem as compras da China, essa diferença vem aumentando a cada semana. Na semana anterior, essa queda era de 26%. As perdas foram limitadas por temores de que a produção nos Estados Unidos seja menor do que a estimada pelo USDA em seu relatório de oferta e demanda de setembro, de 117,05 milhões de toneladas. Com cerca de três quartos da safra já colhida, relatos de campo indicam que a produtividade está abaixo das expectativas iniciais.