ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Oct/2025

Biodiesel: redução de emissões Mercedes-Benz-Be8

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira (23/10) que vai levar para a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP30, uma solução de biocombustível que, segundo resultados parciais de testes em estradas do Brasil, permite a redução de 65% das emissões de carbono. Isso significa que os veículos abastecidos com o biocombustível deixam de emitir 532 toneladas de dióxido de carbono no critério do poço à roda, ou seja, da produção do combustível à sua queima em caminhões e ônibus. A comparação é feita entre o BeVant, um biocombustível da Be8, líder na produção de biodiesel no Brasil, com o B15, o biocombustível já vendido em postos com a mistura de 15% de biodiesel no diesel.

O BeVant pode ser usado 100% puro e é produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais e óleos reciclados, entre outras matérias-primas. Um caminhão e um ônibus da Mercedes-Benz abastecidos com o BeVant estão fazendo uma viagem de mais de 4 mil quilômetros, saindo de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em direção a Belém, no Pará, onde a conferência da ONU será realizada entre 10 e 21 de novembro. Outros dois veículos com o diesel B15 também estão rodando para comparação. No meio do caminho, a solução de descarbonização será apresentada no dia 30 de outubro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

Com a chegada a Belém marcada para 4 de novembro, após passagem dos veículos por nove Estados, a montadora terá o comparativo completo das emissões. Um resultado parcial, porém, já foi obtido com as emissões medidas no trajeto de Passo Fundo a São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde está a fábrica de caminhões da Mercedes-Benz. A montadora informou que apurou uma redução de 99% dos gases de efeito estufa no ciclo do tanque a roda, isto é, do abastecimento à queima do combustível, incluindo a absorção das emissões pelas plantações dos vegetais que servem de matéria-prima ao biocombustível. No critério do poço à roda, a redução das emissões é de 65%.

Não é menor porque a comparação já é feita com um combustível comercial que tem um percentual de biodiesel. A Mercedes-Benz, Luiz Carlos Moraes ressaltou que acredita em multisoluções para a substituição dos combustíveis fósseis no setor de transporte. Enquanto na Europa a eletromobilidade já é uma realidade, no Brasil os biocombustíveis permitem uma situação extremamente confortável na transição energética. Todas as rotas tecnológicas são parte da solução para a descarbonização. Os veículos da montadora usados nos testes transportam 20 toneladas de alimentos que serão doados a comunidades carentes de Belém. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.