02/Oct/2025
Relatórios sobre commodities sensíveis ao mercado agropecuário divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) podem ficar vulneráveis a interrupções em razão do "shutdown", ou a paralisação do governo federal norte-americano. Com o bloqueio do orçamento dos Estados Unidos proposto pelo governo do presidente Donald Trump, várias atividades públicas devem parar por falta de recursos. O USDA informou, na terça-feira (30/09), que está preparado para todas as contingências relacionadas às operações do departamento, incluindo serviços e apoios essenciais, mas não respondeu às perguntas sobre relatórios e programas específicos. No plano de contingência, o USDA informou que todas as divulgações de dados do National Agricultural Statistics Service (Nass) cessarão devido à paralisação.
O documento de planejamento do USDA afirma que a equipe do FAS "processará informações sobre vendas de exportação", mas não especifica se os dados serão divulgados. O site principal do USDA diz que não será atualizado durante a interrupção no financiamento federal, assim como o site que informa sobre as vendas semanais de grãos para o exterior. A maioria dos funcionários do USDA será colocada em licença não remunerada em caso de paralisação do governo, a menos que sejam designados como "exceção" ou "isentos". De fato, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta quarta-feira (1º/10) que não divulgará novos dados ou relatórios durante a paralisação do governo norte-americano. Todos os relatórios e divulgações de dados serão interrompidos.
Um plano de contingência da agência para uma interrupção no orçamento indica que a maioria dos trabalhadores empregados pelo USDA será licenciada. O USDA estava programado para publicar seu relatório semanal de vendas nesta quinta-feira (02/10), e seu relatório de oferta e demanda mundial de outubro está agendado para o dia 9. Ainda, relatórios arquivados de safras e pecuária do USDA serão transferidos para um novo site do governo, em razão da desativação do arquivo online do USDA hospedado pela Biblioteca Mann da Universidade Cornell. O Sistema de Economia, Estatística e Informações de Mercado on-line do USDA, um arquivo de relatórios do USDA que datam de 1973, será transferido para a Biblioteca Agrícola Nacional do USDA. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.