ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Sep/2025

Biodiesel: aeroportos do RS utilizarão Be8 BeVant

Após arrematar a concessão de dois aeroportos no Rio Grande do Sul para operar e explorar a infraestrutura aeroportuária por 30 anos, o ECB Group informou que todo o serviço terrestre usará o Be8 BeVant, biocombustível produzido pela holding desde 2024. Toda a operação dos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo será abastecida com o biocombustível, capaz de substituir 100% o diesel fóssil.

A molécula é produzida na planta da Be8, empresa da holding, em Passo Fundo. Testes apontam que o uso do BeVant reduz de 84% a 99% as emissões, a depender da metodologia de avaliação (GHG Protocol ou RenovaBio, por exemplo). O movimento marca a entrada da holding, fundada em 2011, no setor de aviação. O ECB Group atuará em conjunto com a Egis Engenharia e Consultoria, grupo internacional de consultoria, engenharia e operação de infraestrutura que administra 20 aeroportos em oito países.

A Egis no Brasil participou desde o início da construção da proposta, com estudos de investimentos de capital (Capex), custos operacionais (Opex) e a modelagem econômico-financeira do projeto. A população do Rio Grande do Sul, tão recentemente impactada com as mudanças climáticas, ganhará dois terminais modernos e preparados para impulsionar a economia local e garantir a integração regional com o restante do País. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.