24/Sep/2025
A União Europeia e a Indonésia concluíram, na segunda-feira (22/09), as negociações para um Acordo de Parceria Econômica Abrangente, que inclui redução sobre 98,5% das linhas tarifárias de produtos agrícolas e industriais. O óleo de palma, principal item de exportação da Indonésia, está entre os produtos contemplados no pacto, que também prevê cooperação em sustentabilidade no setor. Do lado europeu, o acordo deve beneficiar setores como laticínios, carnes, frutas, vegetais e alimentos processados, com a eliminação de tarifas e barreiras de entrada na Indonésia.
Ao mesmo tempo, produtos sensíveis para o mercado europeu, como arroz, açúcar e bananas frescas, continuarão sob proteção tarifária. Em contrapartida, o pacto estabelece mecanismos de cooperação em temas ambientais, incluindo o setor de óleo de palma, buscando um comércio mais sustentável e compatível com os compromissos do Acordo de Paris. Além do componente agrícola, o acordo é estratégico para a diversificação comercial da União Europeia e o fortalecimento de cadeias de suprimento seguras.
O pacto garante acesso ao mercado indonésio para empresas europeias em setores como veículos elétricos, eletrônicos, telecomunicações e farmacêuticos, além de reforçar a proteção da propriedade intelectual. O Acordo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Europeu, pelo Parlamento Europeu e pelo governo indonésio. Após a ratificação, a previsão é de que proporcione uma economia de até 600 milhões de euros anuais em tarifas para exportadores da União Europeia, além de criar uma zona de livre comércio com mais de 700 milhões de consumidores. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.