ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Sep/2025

Argentina: projeção para safra de soja 2025/2026

Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos, os produtores de soja na Argentina devem semear 17,6 milhões de hectares em 2025/2026. A projeção representa queda de 4,3% em relação à temporada anterior, quando foram semeados 18,4 milhões de hectares com soja. Apesar da redução, a área seria a segunda maior dos últimos cinco ciclos e superaria a média do mesmo período, de 17 milhões de hectares. Se a previsão se confirmar, vai interromper a tendência de alta das últimas quatro campanhas. A redução esperada se deve principalmente a uma menor intenção de plantio de soja de 1ª safra em comparação com culturas como milho e girassol.

A recuperação da área de milho, favorecida pela diminuição da pressão da cigarrinha-do-milho, juntamente com o aumento do trigo e o bom desempenho do girassol, explicam a redução no plantio de soja de 1ª safra. No entanto, o aumento da área de trigo impulsiona o plantio da soja de 2ª safra, moderando a queda em nível nacional. Por isso, a expectativa é de uma maior proporção de plantios de segunda em comparação com a campanha anterior. Fatores econômicos também devem influenciar as decisões de plantio.

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) projetou que a área plantada com soja na safra 2025/2026 deve recuar 1,35 milhão de hectares, para 16,4 milhões de hectares, uma queda de 7% ante a temporada anterior. Se confirmada a área, a produção pode alcançar 47 milhões de toneladas. Após o problema da cigarrinha-do-milho e sua influência sobre a produção de milho no ano passado, a soja volta a apresentar a tendência já registrada nos últimos anos, de retração da área plantada. Há 11 e 12 anos, a soja atingia picos superiores a 20 milhões de hectares. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.