ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Sep/2025

Futuros de soja sobem com movimento de correção

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (08/09). O mercado passou por correção após ter acumulado perda de 2,61% na semana passada. O tempo seco previsto para esta semana em boa parte do Meio Oeste dos Estados Unidos, que pode afetar a qualidade das lavouras nos estágios finais de desenvolvimento, também deu algum suporte aos preços. As áreas mais secas de Illinois e Indiana terão pouco alívio, com as condições de estiagem se expandindo e os níveis dos rios caindo.

O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 6,75 cents (0,66%), e fechou a US$ 10,33 por bushel. Os ganhos foram limitados pela ausência da China do mercado norte-americano. Segundo a AgResource, a falta de compras chinesas pode reduzir a demanda pelo grão dos Estados Unidos em até 12,2 milhões de toneladas até novembro. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 452.151 toneladas de soja foram inspecionadas para embarque em portos do país na semana até 4 de setembro, queda de 8% ante a semana anterior. A China, novamente, não apareceu entre os destinos.

A China importou 12,28 milhões de toneladas de soja em agosto deste ano, 1,2% acima do registrado em agosto de 2024, de acordo com dados preliminares publicados pela Administração Geral de Alfândegas da China (GACC). De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), fundos de investimento reduziram suas apostas na alta da soja na Bolsa de Chicago na semana encerrada em 2 de setembro. A posição líquida comprada desses participantes caiu 40,37%, de 19.145 para 11.416 para lotes.