ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Aug/2025

Futuros de soja encerraram praticamente estáveis

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (26/08). O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 1,75 cent (0,17%), e fechou a US$ 10,49 por bushel. O mercado foi influenciado em parte pela expectativa de retomada das negociações comerciais entre Estados Unidos e China. Li Chenggang, um importante negociador comercial chinês, deve visitar Washington esta semana para se encontrar com emissários do representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, além de funcionários do Departamento do Tesouro, informou o Wall Street Journal. Até agora, a China ainda não comprou soja norte-americana da safra 2025/2026.

Esses fatores foram contrabalançados pelo desempenho do óleo de soja, que recuou cerca de 2,5%. O derivado, por sua vez, foi pressionado pela notícia de que os Estados Unidos concordaram, a princípio, em isentar as exportações indonésias de óleo de palma, cacau e borracha da tarifa de 19% imposta em agosto. O ministro-chefe da Economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, disse que a medida entrará em vigor quando os lados chegarem a um acordo final, mas não há um cronograma definido.

O país asiático é o maior produtor e exportador mundial de óleo de palma. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, também pesou sobre os contratos. Além disso, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 69% da safra de soja do país apresentava condição boa ou excelente no dia 24 de agosto, alta de 1% ante a semana anterior. Na data correspondente do ano passado, essa parcela era de 67%.