ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2025

Futuros de soja avançam acompanhando derivado

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quinta-feira (17/07), impulsionados pela valorização do óleo de soja, que subiu mais de 2% na sessão. O vencimento novembro da oleaginosa avançou 6,00 cents (0,59%), e fechou a US$ 10,26 por bushel. O óleo de soja encontrou suporte no fortalecimento do petróleo e na perspectiva de maior demanda da indústria de biodiesel norte-americana. O contrato dezembro do óleo avançou 147 pontos (2,69%), para 56,15 centavos de dólar por libra-peso. Esse aumento na demanda está sendo favorecido por um mandato de mistura mais elevado e por créditos fiscais.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou vendas de óleo de soja de 7,9 mil toneladas da safra 2024/2025 na semana encerrada em 10 de julho, ganho de 97% ante a semana anterior. Para a soja em grão, as vendas somadas das duas safras totalizaram 801,5 mil toneladas. Traders acompanham especulações sobre um possível acordo comercial entre Estados Unidos e China. Há indícios de que um acordo comercial mais amplo com a China poderia se assemelhar ao da Fase 1, assinado durante o primeiro mandato de Trump, observou a StoneX.

Há especulação de que compradores estatais chineses estariam buscando adquirir mais soja dos Estados Unidos. Entretanto, a China pode obter toda a soja necessária do Brasil e Argentina sem depender dos Estados Unidos. A China não precisa comprar dos Estados Unidos. Para commodities agrícolas, a Stonex não espera um grande acordo com a China que beneficie os Estados Unidos. A Bolsa de Comércio de Rosario elevou sua projeção de safra argentina de 48,5 milhões de toneladas para 49,5 milhões de toneladas. No Brasil, a Abiove informou que a indústria processou 4,87 milhões de toneladas de soja em maio, alta de 13,6% sobre maio de 2024.