ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jun/2025

Futuros de soja caem com clima favorável nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (25/06). O mercado foi pressionado pelas condições climáticas no Meio Oeste dos Estados Unidos, que devem favorecer o bom desenvolvimento das lavouras. A ausência de compras chinesas de soja dos Estados Unidos, apesar da trégua na disputa comercial entre Estados Unidos e China, também pesou sobre os contratos. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 18,50 cents (1,78%), e fechou a US$ 10,18 por bushel.

O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras, foi outro fator baixista para os preços. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) afirmou que o Brasil deverá embarcar até 14,99 milhões de toneladas de soja em junho. Investidores também liquidaram posições compradas antes do relatório de área plantada do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado no dia 30 de junho. A S&P Global Commodity Insights estima uma área de soja de 33,87 milhões de hectares, o que representa aumento de cerca de 83 mil hectares ante a projeção de março do USDA, de 33,79 milhões de hectares.

Analistas lembraram, no entanto, que esta foi a quarta sessão consecutiva de perdas da soja, com desvalorização acumulada de 4,66% no período, o que pode limitar o espaço para novas quedas após o relatório. Se os mercados de grãos não conseguirem se recuperar e permanecerem na defensiva no restante desta semana, pode não haver uma reação baixista aos dados do relatório, independentemente de quão baixistas esses dados sejam.