ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jun/2025

Biodiesel: B15 pode ser aprovado ainda neste mês

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) afirmou que a adoção do B15 (mistura de 15% de biodiesel ao diesel fóssil) deve ser aprovada na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que deve ocorrer na última semana do mês. Isso pode ocorrer graças a avanços que incluem a fiscalização e no combate à adulteração de combustíveis. O impasse anterior, que impediu o avanço do B14 para o B15, foi justificado por estudos ainda pendentes e pela preocupação com fraudes na comercialização do combustível. De lá para cá, três medidas foram tomadas: o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convocou uma reunião com a Polícia Federal para abordar as fraudes, o setor se comprometeu a doar equipamentos à ANP para intensificar a fiscalização e o Congresso Nacional aprovou mudanças legislativas para endurecer as punições.

Com o caminho destravado para o B15, o País pode avançar no cronograma até o B20 e iniciar os estudos para misturas superiores. Hoje, o padrão tecnológico e os estudos já realizados dão o sinal verde para esse avanço até o B20. De B20 para frente, é necessário um estudo mais profundo. Além do biodiesel, a Comissão de Transição Energética trabalha na construção de uma legislação para combustíveis marítimos, em linha com normas já em discussão na Organização Marítima Internacional. A Be8 afirmou que o setor de biodiesel espera a adoção do B15 ainda neste mês, com a deliberação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Isso é mais do que natural neste momento. Já era esperado para março. Muitas empresas investiram contando com o B15. Há uma sinalização positiva do governo.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está trabalhando para levar à deliberação do CNPE, nos próximos dias, a aprovação do E30 e do B15. O Brasil colheu a maior safra de grãos da sua história, o que garante matéria-prima abundante e favorece o aumento da mistura. O setor também tem expectativa em relação ao avanço dos testes de validação do BioQAV (o bioquerosene de aviação). O Ministério de Minas e Energia (MME) já está tomando providências para tornar viáveis os testes que podem ir aprovando gradualmente a introdução do BioQAV, também ligado ao Combustível do Futuro. O Brasil já lidera soluções em transporte leve, com etanol e híbridos, mas ainda enfrenta desafios na descarbonização do transporte pesado, justamente onde as emissões são mais críticas. O biodiesel pode contribuir mais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.