ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Jun/2025

Futuros de soja em leve alta com correção técnica

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quarta-feira (04/06). O mercado deu continuidade ao movimento de correção iniciado na terça-feira (03/06), após os preços terem recuado em quatro dos seis pregões anteriores e acumulado perda de 3,20% no período. O mercado ficou um pouco sobrevendido e estava pronto para uma correção.

O vencimento julho da oleaginosa subiu 4,25 cents (0,41%), e fechou a US$ 10,45 por bushel. A condição inicial das lavouras nos Estados Unidos veio abaixo do esperado e deu suporte aos preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 67% da safra apresentava condição boa ou excelente no dia 1º de junho, enquanto analistas esperavam um número levemente maior, de 68%. O aumento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China impediu uma alta mais acentuada dos preços.

De acordo com relatório a Céleres, o produtor brasileiro de soja pode ser favorecido na safra 2025/2026 pela esperada redução no potencial de exportação dos Estados Unidos, o que deve provocar aumento da demanda pelo grão brasileiro. Além disso, a decisão dos Estados Unidos de elevar para 50% as tarifas sobre aço e alumínio pode atrapalhar as negociações comerciais com a União Europeia, um dos principais compradores de soja norte-americana.