ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/May/2025

Cofco embarca soja com selo ambiental para China

A Cofco International iniciou os embarques de soja certificada do Brasil para a China sob um acordo com o grupo Mengniu que prevê o fornecimento de 1,5 milhão de toneladas até 2030. O primeiro carregamento, com 69 mil toneladas, foi realizado hoje no terminal STS11 da empresa, no Porto de Santos (SP). A operação marca o início da execução do contrato assinado em 2 de fevereiro deste ano com a China Mengniu Dairy e a Sheng Mu Organic Dairy, duas subsidiárias da Mengniu. As cargas são destinadas à produção de laticínios na China, conforme estabelecido em cooperação com o Fórum Econômico Mundial, por meio da iniciativa Green Value Chain Taskforce. As remessas são verificadas por terceiros como livres de desmatamento e conversão (DCF) desde 31 de dezembro de 2020.

Os fornecedores foram auditados em critérios como gestão hídrica, conservação da biodiversidade e conformidade com normas trabalhistas, com base no "Padrão de Agricultura Responsável" da Cofco. Essa remessa é verificada como compatível com o Módulo 2 do padrão, o que significa que os grãos estão livres de desmatamento e conversão e passaram por auditorias na fazenda, informou a Cofco. A cadeia de custódia adotada é do tipo 'mass balance', em que o controle de origem é feito por volume equivalente, não necessariamente segregado fisicamente ao longo da cadeia. A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu no terminal da Cofco em Santos e contou com a presença de executivos das empresas envolvidas, autoridades locais e representantes da Tropical Forest Alliance.

O acordo reflete a crescente demanda da China por commodities sustentáveis, beneficiando o setor agrícola brasileiro e seus produtores, afirmou, na ocasião, o CEO da Cofco International no Brasil, Luiz Noto. A Cofco reiterou que pretende eliminar o desmatamento das cadeias de soja e milho em que atua. A meta está alinhada às diretrizes da iniciativa Science Based Targets (SBTi), que valida compromissos de redução de emissões com base nos limites do Acordo de Paris. O terminal STS11 foi projetado para permitir embarques em larga escala com rastreabilidade e vem sendo usado pela empresa como ponto de escoamento para acordos com cláusulas de sustentabilidade. Não foram divulgados valores financeiros envolvidos no contrato. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.